13 fevereiro 2017

Viajando com os filhos - Destino: Chile.

Hoje a dica de viagem é para um país que muitas pessoas me falaram "não é lugar para viajar com criança". E eu digo "dá para viajar SIM".

E nosso destino foi Chile!

Chile é um país maravilhoso, acolhedor, pessoas simpáticas. Clima agradável, aproveitamos muito, passeamos em locais lindíssimos e fomos á restaurantes sensacionais. Pudemos passar natal e ano novo nesse lugar encantador.

Moeda

A moeda do Chile é o Peso Chileno. Recomendo levar 90% do dinheiro em Peso chileno e 10% em dólar americano. Nós levamos ao contrário. 90% em dólar americano e 10% em Peso Chileno. Todos os restaurantes, compras que fizemos no Chile foi pago em Peso chileno e cartão de crédito. Que acabou compensando muito. Já que a taxa não chegou a ser 6%. Tivemos que ir várias vezes em casa de câmbio. Único momento que usamos dólar foi para pagar o Hotel. Fora isso, não usamos. Nem em passeios como achamos que íamos usar.

Clima

Fomos no final de Dezembro (25/12) e digo que em Santiago o verão é muito quente mesmo. Pela manhã ficava fresquinho (25º), e próximo do meio dia esquentava radicalmente. Chegava a passar dos 35º, mas a sensação devido ao sol, era de 40º. Para quem gosta de calor, ir no verão é certeiro. Para quem viaja com criança, é bom colocar na mala uma troca de roupa independente da idade, porque nós adultos chegávamos a suar muito. E a noite não era muito diferente. Era abafado. As vezes batia um ventinho, mas era tão quente, que ninguém reclamava. Mas é bom sempre andar com uma blusa de frio, nunca se sabe.

Já em Viña del mar, Algarrobo e Valparaiso o clima é bem diferente de Santiago. Mesmo sendo praia e somente 2h de viagem. Pela manhã é bem frio (13º) mas por causa do vento, a sensação era menor. Próximo das 14h abria um sol escanldante e ficava muito quente. E a noite mudava bruscamente novamente, e fazia frio. Apesar de ser praia, não é tão quente assim como todo mundo pensa. Não tem como dispensar a blusa de frio de manhã e a noite.

A dica é passar protetor solar antes de sair do hotel e reforçar na rua. Não deixe de passar nunca. Em criança e em adulto também.

Passeios

Todos os passeios que fizemos dava para ir com criança tranquilamente. Sempre com uma mochila com protetor solar, blusa de frio e lanchinho na hora da fome, estava mais que ok.

Nosso primeiro passeio foi no Parque Arauco. Não é um parque grande. Mas muito organizado e limpo. Há muitos skatistas. Ótimo para deixar as crianças correndo. Nosso Hotel era em frente e a janela do nosso quarto pegava uma vista panorâmica do parque.

Outro passeio e o que eu mais amei e o mais esperado foi até o Valle Nevado. Você com certeza deve conhecer e não pode deixar fora do seu roteiro de passeios.  Apesar de não ser alta temporada (no inverno é estação de esqui), nós aproveitamos muito. Subir até lá certamente proporciona uma vista maravilha e uma sensação gratificante que nenhuma foto consegue captar.

Como fomos no verão não vimos neve. Mas no dia anterior que subimos até o Valle nevado, guias e turistas brasileiros relataram que tinha nevado muito. Dava até para brincar de guerra de neve. Esse passeio que fizemos não teve nenhum custo porque fomos com o carro que alugamos. Se você quer fazer o mesmo que nós fizemos, tenha consciência que o motorista deve ser muito experiente. Pois são mais de 60 curvas até chegar lá em cima. A pista para quem sobe e desce é a mesma. Quem tem pressão baixa, fica enjoada fácil, deve ficar de olhos fechados o trajeto inteiro. Pois as curvas são tensas. Caso queira, você pode contratar uma empresa que te busca no Hotel, faz todo passeio e te deixa novamente no Hotel. Mas eu não acho que seja preciso. Nós vimos as mesmas coisas que outros turistas com guias viram. A única diferença é que não pagamos.

curva pelo GPS
Nós precisamos dar uma parada de 5 minutos para respirar, e aproveitamos para desfrutar da vista que esse lugar incrível nos proporciona. Chegando até o topo, você estaciona seu carro e o resto do caminho faz a pé. Só quem está hospedado no Hotel que pode passar de carro.

Panorâmica maravilhosa que captamos.

Ficamos cerva de 2h. Tiramos muitas fotos lindas e pudemos apreciar com cautela aquela paisagem. Para quem quiser saber mais sobre o Valle Nevado, tem site www.vallenevado.com/pt/valle-nevado/a-cordilheira/

Ainda em Santiago, fomos até o Zoo e o Cerro San Cristóbal. Lugar maravilhoso para ver Santiago em 360º. Você pode subir de carro ou estacionar o carro e ir de teleférico. Nós preferimos ir de carro devido ao calor e a subida é tensa.

Fomos visitar a maior piscina do mundo em Algarrobo. Antigamente ela era aberta ao público. Mas depois de uma fatalidade com uma garota, eles decidiram fechar somente para quem está hospedado no resort. Na foto não dá para ter noção de como ela é grande. Mas ela é GIGANTESCA.

Outra praia que fomos foi em Valparaiso. Lugar lindo. Mas faz frio a maior parte do dia. Tem que sair com blusa de frio. Mas o lugar é tão contagiante, alegre, que logo passa o frio.

Outra praia que fomos Reñaca, é maravilhosa. A mais que gostamos.

O por do sol é maravilhoso. O melhor e mais belo de todos os países que já visitei.

Outra praia que fomos foi em Algarrobo - El Canelo. Fomos dia 01/01/17, e estava LOTADO. sem condições de chegar até areia, mas conseguimos uma mesa nas barracas que tinha. Mas para chegar até o mar foi uma jornada.

Percebi que á água do mar é extremamente gelada. E tinha muitas crianças e adultos na água.

Voltando para Santiago, nosso último dia foi passear e desfrutar mais um pouco do bairro que eu mais amo e o parque de diversões Fantasilandia. Parque de diversões que vale muito a pena visitar quem for para o chile com ou sem filho. Tem todos os tipos de brinquedos e para todos os gostos. Mais radicais, mais leves, fraquinho, de água e uma parte bacana para as crianças se divertirem {que os pais também de divertem}. Mesmo muita gente falando que é uma mini Disney chilena, não da para se comparar. Mas achei muito bem organizado. O dia que fomos, estava calor de 35°, sensação de 50°. Mas tem aquelas estações com chuveiro que espirra água, e em alguns brinquedos, enquanto você aguarda na fila, além de proteção contra o sol, de 10 em 10 minutos soltam esse jato de água para refrescar. Valor por adulto é de 12.000 pesos {torno de 60 reais}, crianças até 90cm não pagam e a partir de 90cm a 1,40cm pagam 6 mil pesos {torno de 30 reais}. Horário de funcionamento é das 12h às 20h. Mas sempre confirme antes do site, pois pode haver alterações dependendo do dia. O Fantasilandia fica dentro do Parque

Endereço: Avenida Beaucheff S/N, Santiago. E fica dentro do parque O'Higgins.

Todos passeios que fizemos não é distante de Santiago. O mais distante foi até o Valle Nevado, 2h50.

Também fomos ao mercadão dos peixes. Não achei nada de interessante, mas tem alguns restaurantes que os brasileiros gostam.

Culinária

Eu brinquei que precisa emagrecer 10kg antes de ir para o Chile. Porque a comida é extremamente maravilhosa, saborosa. Fomos nos restaurantes mais badalados e recomendados por amigos.

Azul profundo, águas para chocolate, giratório, Mestizo, las vacas gordas (las condes), terra del fuego, el austriaco, backstage. Também damos uma passado no Friday's.

Hospedagem

Em Santiago nós ficamos em dois Hotéis. Hotel Plaza El Bosque Nueva Las Condes e em um apart em BellaVista. Eu AMEI o hotel. Também 4 estrelas, quem não gosta né? Já o Apart eu fiquei apaixonada. Tanto pela localização, que era na rua que dava acesso aos melhores restaurantes de BellaVista e o Pátio Bellavista, como pelo apartamento. Organizado, clean, trocavam as toalhas e roupa de cama, limpavam, lavavam a louça. A diária mais ou menos era de 100 dólares.

Em Viña del mar, Valparaiso e Algarrobo tambpem ficamos em um apart. No início eu não gostei muito. Mas depois fomos conhecendo o local, praias e comecei a familiarizar. Hospedagem em média de 90 dólares.

Aluguel de carro

Como estávamos em 5 pessoas (4 adultos e 1 criança), nós alugamos uma caminhote Nissan 4x4. Super confortável, espaço perfeito para cadeirinha do Heitor e sobrava espaço para eu e nossa amiga sentar. Enquanto os homens iam na frente. Aluguel em média de 2.000 os 13 dias.

4.0 de 5.0

Foram 13 dias que ficarão na memória, no coração e revelados em fotos para eternizar e poder relembrar essa viagem tão especial. Pudemos passar o Nosso Natal e Ano Novo nesse lugar encantador. Com certeza voltaremos para esse país lindo, mas agora no inverno. Obrigada Chile, por proporcionar tamanha grandeza!