20 fevereiro 2017

Escola - 10 Ideias de lancheiras saudáveis

Ideias e dicas para montar uma lancheira saudável para seu filho.


Com a correria do dia-a-dia, montar uma lancheira saudável pode ser uma tarefa difícil. Salgadinhos, bolos industrializados e sucos de caixinha, podem ser a resposta fácil, mas normalmente estes produtos são ricos em açúcar, sal e gordura saturada.

Os alimentos enviados para a escola contribuem com cerca de 1/3 de ingestão diária de nutrientes que as crianças precisam. Por isso, é muito importante que as lancheiras contenham uma variedade de opções nutritivas e essenciais para atender as necessidades do crescimento, além de ajudar na concentração e aprendizado durante todo dia.

Alimentos mais importantes de incluir na lancheira


  • Uma fonte de carboidratos, pois eles fornecem energia para o corpo realizar atividades e manter disposição ao longo do dia. São encontrados nos pães, biscoitos, bolos e cereais.
  • Uma fonte de proteínas, nutrientes essencial para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Elas aparecem em produtos de origem animal, como iogurtes, queijos e leites.
  • Uma fonte de vitaminas e minerais, que ajuda no funcionamento do organismo e estão disponíveis nas frutas, sucos, legumes e verduras.
  • Uma bebida, pois o líquido são importantes para a hidratação. Boas opções são sucos de frutas naturais, água de coco e água mineral.

Escolha da lancheira

O primeiro passo é a escolha da lancheira. A melhor opção é a térmica, pois conserva os alimentos por mais tempo e, assim, permitem mandar uma variedade maior de alimentos, como queijo e iogurtes. Mas, vale lembrar que mesmo as lancheiras térmicas precisam de uma fonte de frio para que possam conservar bem os alimentos fora da geladeira. Uma boa opção para manter a temperatura ideal na lancheira são os cubinhos de gelo em gel, que não furam, não derretem e não fazem sujeira.

Quando preparar?

O ideal é preparar a lancheira um pouco antes da criança ir para a escola. Mas quando não for possível, prepare um dia antes, à noite, deixando os alimentos e bebidas prontos na geladeira e montando a lancheira apenas na hora de sair.


10 Ideias de lancheiras saudáveis

1) Mini pão francês integral com queijo branco e cenoura ralada, kiwi cortado ao meio e suco natural de abacaxi.



2) Bolo de fubá, vitamina de banana e maça e morangos picados.



3) Torta de frango, manga picada e suco natural e goiaba.



4) Cookie integral, uva e leite batido com morango.



5) Pão integral com patê de atum e tomate em rodelas, tangerina em gomos e água de coco.



6) Wrap com patê de frango, mamão picado e suco de laranja.



7) Milho cozido no potinho, cubos de queijo branco e suco natural de acerola.



8) Mini tapioca com queijo branco e geleia, cenoura baby e suco de uva integral.



9) Bisnaguinha de mandioquinha com creme de ricota, mini espetinho de frutas e iogurte.



10) Torrada integral com patê de cenoura, saladinha de fruta com iogurte e suco natural de limão com hortelã.



Agora é só separar a lancheira e use a criatividade.


Fonte: Livro "Meu filho + saudável".

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