21 fevereiro 2017

Aprenda a desvendar os rótulos dos alimentos

Com esse guia rápido sobre o rótulo dos alimentos, você conseguirá fazer as melhores escolhas na hora de fazer as compras para os pequenos.





1) A PORÇÃO

Para começar a entender o rótulos dos alimentos, o primeiro passo é olhar o tamanho da porção. Cada porção equivale a uma medida caseira, como copo, colher de sopa, xícara ou fatia, e também aparece em gramas ou mililitros.

Vale lembrar que a quantidade de calorias e nutrientes listadas no rótulo são referentes ao tamanho da porção. Por isso, preste atenção nesse item, pois os dados são sempre para uma porção, que pode ser, por exemplo, duas fatias de pão de forma, ou 50 gramas. Se o hábito for consumir apenas uma fatia, o certo é dividir os valores da tabela pela metade.


2) VALOR ENERGÉTICO

O valor energético equivale as calorias (kcal). Elas representam a energia que o corpo produz a partir do consumo daquela porção de alimento. Na prática, para identificar se um alimento tem um alto valor calórico, basta pensar na seguinte regra:




3) NUTRIENTES

Carboidratos: atuam como fontes de energia para o corpo.

Proteínas: Auxiliam a construir e conservar tecidos, órgãos e células. Em doses apropriadas, elas garantem da saúde e também proporcionam sensação de saciedade.

Gorduras totais: São excelentes fontes de energia e ainda ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. Esse valor apresentado na tabela nos mostra a somatória de todos os tipos de gordura encontradas no alimento, boas e ruins.

Gorduras saturadas: São encontradas em alimentos de origem animal, como carnes, leites e derivados, entre outros. Cuidado com o consumo desse tipo de gordura, pois em grande quantidades pode trazer riscos à saúde.

Gorduras trans: É encontrada em grandes quantidades nos alimentos industrializados que utilizam a gordura vegetal hidrogenada na preparação. São muito nocivas à saúde, portanto, não existe recomendação de consumo diário e sua ingestão deve ser a mínima possível. Em diversos países, seu uso na produção de alimentos é proibido.

Fibra alimentar: Ajudam a controlar as taxas de glicemia e de colesterol, melhoram a função intestinal e ainda aumentam a saciedade.

Sódio: Está presente no sal de cozinhar e em grande quantidade nos alimentos industrializados. Se ingerido em altas quantidades, pode causar complicações como hipertensão, problemas renais e doenças cardiovasculares.


4) A PORCENTAGEM DE VALOR DIÁRIO (%VD)

A porcentagem dos valores diários (%VD) baseiam-se nas recomendações diárias de nutrientes essenciais, para a média de consumo calórico da população brasileira adulta saudável, que é de 2.000 calorias. É importante saber que as necessidades diárias variam de acordo com a idade, o tipo de exercício (se praticado) e o estado de saúde.

A %VD ajuda a determinar se a quantidade de um nutriente é baixo ou alto em uma porção do alimento e também torna mais fácil fazer comparações entre os alimentos. Apenas fique atento se o tamanhos das porções são semelhantes, especialmente o peso (gramas ou miligramas) de cada produto.



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