12 agosto 2015

Tudo sobre papinhas do bebê - Quais alimentos usar!

Hora do almoço, alimentos frescos, casa para arrumar e bebê com fome.

Nós mães temos uma certa insegurança sobre tudo que gira ao redor do Mundo da Maternidade. Qualquer novidade já procuramos na Santa Internet. Eu mesma me perguntava "será que estou usando poucos alimentos?", "Será que é isso mesmo?". Dúvidas normais e frequentes de como e quais alimentos usar para preparar as papinhas do seu bebê.

As papinhas devem conter todos os nutrientes que a criança necessita para ter um bom desenvolvimento. Para facilitar o entendimento, veja abaixo o que deve conter e a importância de cada um.


  • Carnes: Frango ou vaca são boas fontes de proteína de alto valor biológico, ferro e vitamina B12;
  • Hortaliças de folhas: As verduras são fundamentais porque são fontes de ferro, cálcio, vitamina C, A, ácido fólico e fibras. A alface, almeirão, agrião, a couve, a escarola, espinafre, brócolis, a mostarda, repolho, serralha, chicória, rúcula, acelga e as folhas de nabo e de beterrabas também são componentes essenciais.
  • Hortaliças sem folhas: São legumes que devem ser usados por serem fontes de vitamina A, cálcio, ferro, ácido fólico, fibras e vários minerais. "Os vegetais que fazem parte desse grupo são, beterraba, cenoura, couve-flor, abobrinha, berinjela, vagem, batata baroa, nabo, aipo, mandioca, quiabo, chuchu e pepino.
  • Raízes: São fontes de calorias responsáveis pelo fornecimento de energia. Fazem parte desse grupo batata, caŕa, inhame, mandioca, batata-doce e batata baroa.
  • Cereais: Também são fontes de energia. Fazem parte desse grupo o arroz (integral), aveia, fubá e macarrão.
  • Leguminosas: São proteínas de origem vegetal e boas fontes de ferro e fibras. Esse grupo é formado por feijão, ervilha e lentilha.
Não só as papinhas, mas a alimentação de uma criança e adulto devem conter basicamente cada nutriente. Já ouviu falar no "prato colorido" ou "prato com cinco cores?". É isso mesmo!

Agora mão na massa e monte o cardápio do seu bebê/filho e refaça o seu também.

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